quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A notícia do dia

Quinta, 6 de dezembro de 2007, 22h01

Fonte: Reuters

Energia

Petrobras descobre gás e petróleo leve no Espírito Santo

A Petrobras informou nesta quinta-feira ter descoberto mais gás e petróleo leve no campo de Camarupim, na Bacia do Espírito Santo. A empresa não divulgou as estimativas do tamanho da reserva, mas disse que as descobertas confirmaram o alto potencial de petróleo e gás da área e deve aumentar as reservas recuperáveis na bacia.
"O poço pioneiro 4-ESS-177 perfurado em lâmina d'água de 708 m, no bloco BM-ES-5, descobriu gás natural a uma profundidade de 3.417 m", informou a Petrobras em nota. A companhia americana El Paso é a parceira da estatal no bloco, com 35% de participação.
O mesmo poço descobriu presença de petróleo leve a uma profundidade de 2.416 m. A empresa também teve sucesso na área com o poço exploratório 6-ESS-168.
No mês passado, a Petrobras anunciou uma estimativa de reservas recuperáveis em seu gigante campo de Tupi na camada pré-sal da Bacia de Santos, avaliando entre 5 e 8 bilhões de barris. Se confirmada, essa seria a segunda maior descoberta de petróleo dos últimos 20 anos. A primeira foi em Kashagan, no Cazaquistão.

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...