terça-feira, 12 de abril de 2011

Pró-Sinos recebe comitiva de Santa Catarina

São Leopoldo- Representantes da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), que tem sede em Tubarão (SC) visitaram a sede do Consórcio de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), na manhã desta terça-feira (12). A comitiva foi integrada pelo prefeito municipal de Santa Rosa de Lima (SC), Celso Heidemann, e assessores técnicos e jurídicos da Amurel, com o objetivo de realizar visita técnica para conhecimento da experiência do Pró-Sinos, que é o primeiro consórcio público de saneamento básico do Brasil segundo o marco legal da lei federal 11.107/2005 (lei dos consórcios públicos). “O Pró-Sinos foi recomendado pelo Ministério das Cidades como modelo inovador e bem sucedido e, sendo assim, viemos conhecer os projetos em andamento e a estrutura do Pró-Sinos”, afirmou Celso Heidemann.

A Amurel já formou um Consórcio Intermunicipal da área da saúde, o CIS-Amurel e agora pretende criar um consórcio na área de resíduos sólidos, considerando a experiência do Pró-Sinos. O consórcio a ser criado na região da Amurel poderá integrar mais de 40 municípios da região de Laguna (SC).

Segundo o diretor-executivo do Pró-Sinos Julio Dorneles, as trocas de experiências e a formação de uma rede de contatos entre municípios consorciados fortalecem os projetos atuais e ampliam as perspectivas de projetos futuros bem sucedidos nas áreas de saneamento básico e ambiental.

Entre os diversos projetos em andamento, a comitiva pode conhecer o projeto da Usina Regional de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e a Central de Monitoramento em tempo real da Bacia do Rio dos Sinos, em funcionamento na sede do Pró-Sinos.




Foto: Vanessa Souza

--------------------------------------------------------------------------------

Assessoria de Comunicação e Marketing
Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae)
(51) 3579 6126 | (51) 3579 6104
São Leopoldo - RS

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...