sábado, 2 de julho de 2011

Pró-Sinos anuncia plano de saneamento e usina para resíduos da construção

Veja abaixo matéria divulgada pelo site da Prefeitura Municipal de Esteio/Assessoria de Comunicação.
O Encontro reuniu os interlocutores do Consórcio e representantes dos Coletivos Educadores dos municípios consorciados.

Quinta-feira, 30 de junho de 2011
Kleyton Fantin


O lançamento de um edital para produção dos planos regional e municipais de saneamento básico e o início da obras da usina de reciclagem de restos da construção civil foram os principais anúncios da reunião mensal do Consórcio Público de Saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), em Esteio. O encontro, realizado nesta quinta-feira (30) na Prefeitura, reuniu representantes dos municípios que integram o Pró-Sinos para apresentar as ações de preservação e educação ambiental realizadas na região.

O diretor executivo da entidade, Julio Dorneles, afirmou que até agosto deve ser lançado o edital para contratação de empresa para elaboração dos planos regional e municipais de saneamento, água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem para as cidades que integram o consórcio. O Plano de Saneamento Básico tem como objetivo definir ações para defesa do meio ambiente, proteção das águas e promoção da saúde pública.
"Esse documento é importante, pois ele contém as informações que a legislação federal exige para liberar os recursos para obras nessas áreas. Ao final de 18 meses, cada município vai ter em mãos dados sobre o plano na região, para entender o contexto no qual está inserido, e o seu próprio diagnóstico. Se cada um fosse fazer esse trabalho, sairia muito mais caro para todos", disse Julio.

Outro anúncio feito por Julio durante o evento é o início das obras da Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos em São Leopoldo, previsto para final de julho. O local será adequado para receber entulhos da construção civil das cidades do Pró-Sinos.


Sobre o Pró-Sinos

O Consórcio Público de Saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) é a reunião de 25 dos 32 municípios que integram a Bacia do Rio dos Sinos, entre os quais, Esteio. Fundado em 16 de agosto de 2006, o Pró-Sinos desenvolve projetos, capta recursos e pode executar obras, serviços e estudos relacionados ao saneamento básico e ambiental na região envolvida com o Rio dos Sinos.

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...