segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

BOLETIM METSUL METEOROLOGIA

Metsul estima novas chuvas para os próximos 10 dias com volumes entre 50 e 100mm em nossa região. Contudo a Metsul recomenda cautela em relação a cenários que projetam mais chuvas para o próximo período, lembrando que tivemos anos com estiagens em fevereiro e, eventualmente, prolongadas até maio.
Veja um trecho importante do Boletim Meteorológico da Metsul:

"Altos volumes de chuva do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul trouxeram alívio, como era antecipado pela MetSul Meteorologia, para as principais áreas produtoras de grãos do Estado. A chuva foi mais volumosa em pontos da Região Central, Planalto Médio, Alto Uruguai, Serra, Grande Porto Alegre e no Litoral Norte, além de partes do Noroeste gaúcho. Apesar da enorme variabilidade de volume dentro de uma mesma região, vários municípios acumularam mais de 100 milímetros. Houve casos em que o acumulado variou de extremos 200 a 300 milímetros, casos da região de Santo Antônio da Patrulha e Osório, no Litoral Norte. Caxias do Sul teve o maior volume em 24 horas desde agosto de 2011 e em Torres há mais de um ano não chovia tanto apenas em um dia, quanto aos acumulados da última sexta-feira. A precipitação torrencial no balneário do Litoral Norte superou a média do mês em apenas oito horas."

Ainda que cenários apontem chuvas para a segunda quinzena de janeiro e início de fevereiro, ainda não podemos descartar a incidência de estiagem em fevereiro ou períodos de estiagem com intervalos de chuvas até maio. Portanto, cautela e uso racional da água devem permanecer como hábitos. www.juliodorneles.blogspot.com

Nenhum comentário: