segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Nível do Rio dos Sinos começa a baixar

Desde ontem (domingo, dia 22 de janeiro) o Rio dos Sinos iniciou seu processo de baixa no nível em virtude de não ter ocorrido chuvas em volumes significativos na semana passada. O Sinos chegou a superar os 4 m ao longo da semana em virtude das chuvas ocorridas nos dias 12 a 15 de janeiro. O rio havia estabilizado em aproximadamente 4,20m com vento sul represando suas águas na altura de São Leopoldo, contudo, passou a baixar, primeiro para 3,90m (início de domingo) e agora encontra-se com 3,60m (sempre com a referência da régua da EAB/SEMAE/São Leopoldo, onde ocorre a captação de água bruta para tratamento e abastecimento da cidade).

Não ocorrendo chuvas significativas (acima de 50mm em toda a extensão da Bacia Hidrográfica, e principalmente nas terras altas, as nascentes), o nível do Rio dos Sinos deve descer para parâmetros críticos como ocorreu em todo o mês de dezembro (exceto 31/12), oscilando entre 0,90m e 1,30m.

Além da preocupação com as dificuldades geradas para a captação, tratamento e abastecimento, a baixa do nível do Rio dos Sinos traz a elevação da condutividade (presença de contaminantes químicos de origem industrial) e a baixa da oxigenação da água (diminuição do oxigênio dissolvido na água/O2), o que compromete as condições da vida aquática e pode provocar a morte de peixes.

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...