quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Seminários do Pró-Sinos em novembro

Consórcio Pró-Sinos abriu através deste comunicado as inscrições para Seminário de Educação Ambiental a ser realizado no dia 25 de novembro próximo, na Feevale (veja Programação abaixo).


Atenção para os critérios a serem atendidos integralmente:
1. Cada Município Consorciado ao Pró-Sinos poderá inscrever um (01) trabalho que expresse o trabalho desenvolvido pelo(s) Coletivo(s) Educador(es) atuante(s) em seu território. O Seminário em questão insere-se na Meta 3 do Convênio nº 42/2007 firmado entre o Pró-Sinos e o Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA e tem a participação institucional da Universidade Feevale, através do seu Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental.

2. A inscrição deverá ser encaminhada ao Pró-Sinos subscrita pelo PREFEITO MUNICIPAL e pelo(s) Coordenador(es) do Coletivo Educador;

3. O prazo para a inscrição fica estabelecido como sendo de 26 de outubro a 15 de novembro de 2010 (sem possibilidade de qualquer prorrogação);

4. Os trabalhos deverão ser enviados ou entregues em meio eletrônico (arquivos em PDF e POWER-POINT). O endereço eletrônico para encaminhamento é: consorcioprosinos@hotmail.com.

5. Os trabalhos serão avaliados pelo Conselho Gestor e pela Executiva do Programa de Educação Ambiental do Pró-Sinos em reunião de trabalho a ser realizada no dia 17 de novembro de 2010, das 8h30min às 12h, na Sede do Pró-Sinos, no município de São Leopoldo.

6. Dentre os trabalhos inscritos no prazo estabelecido serão selecionados seis (06) trabalhos a serem então apresentados na programação da tarde do Seminário do dia 25 de novembro. Os trabalhos não selecionados poderão ser apresentados, com a anuência do Conselho Gestor em Seminário a ser realizado em março ou abril de 2011. O objetivo nesse processo não é de competição ou premiação de trabalhos, mas sim de oportunizar aos Coletivos Educadores que possam apresentar seus trabalhos em espaço adequado e oportuno, e que a amostra de trabalhos selecionados seja representativa no que vem sendo realizado no âmbito da Bacia do Rio dos Sinos.

7. Os Coletivos Educadores selecionados para apresentarem seus trabalhos terão, cada um deles, o tempo máximo de 15 min para apresentação oral e de 10 min para esclarecimentos e respostas a questionamentos do público participante do seminário;

8. Os trabalhos selecionados, bem como os resultados do Seminário serão publicados no Portal do Pró-Sinos (www.portalprosinos.com.br) e ali hospedados por tempo indeterminado.

Atenciosamente,

Prof. esp. Julio Dorneles

Diretor executivo

Pró-Sinos



Seminários Pró-Sinos de Saneamento Básico e Educação Ambiental:


Temas:

Políticas Públicas de Saneamento Básico

Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos

Agenda 21

Coletivos Educadores

Educação ambiental e mobilização social em saneamento



Quando: Dia 09 de novembro (terça-feira, manha e tarde – Seminário de Saneamento)

Dia 25 de novembro (quinta-feira, manhã e tarde – Seminário de Educação Ambiental)

Horário: 8h30min (início) às 18h (término)

Local: Auditório do Prédio Azul – Universidade Feevale – Campus II (acesso via RS 239)

Realização: Consórcio Público de Saneamento Básico do Rio dos Sinos - Pró-Sinos – o consórcio formado por 23 prefeituras dos 32 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Sinos.


Apoio e participação institucional: Universidade Feevale (PPG em Qualidade Ambiental/Pró-Reitoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação – PROPTEC), Grupo Editorial Sinos (Movimento “O Rio dos Sinos é Nosso”) e Instituto Martim Pescador, Ministério do Meio Ambiente - FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente e Ministério das Cidades – Governo Federal).

Público Alvo: Coletivos Educadores da Bacia do Sinos, gestores, ambientalistas, profissionais das áreas de saneamento, educação ambiental, licenciamento, direito ambiental, educadores, consultores e engenheiros.
Certificação: Será fornecido certificado de participação a todos que venham a participar da programação integral em cada um dos seminários (dia 9 e dia 25), não serão fornecidos certificados para participações parciais (somente em um turno).

Inscrições: gratuitas, no período de 1º de out. a 03 de nov.2010 para o Seminário do dia 09 de nov., e de 1º de out. a 20 de nov. para o Seminário do dia 25, exclusivamente pelo e-mail: consorcioprosinos@hotmail.com, informando nome e endereço completos com telefone para contato e e-mail pessoal). No dia, havendo disponibilidade de vagas, serão aceitas inscrições com custo de R$ 20,00 por participante.


Convite à participação:

• Participe dos seminários do Pró-Sinos, oportunidade única de conhecer o que está sendo feito pelo Saneamento Básico e pela Educação ambiental na Bacia do Rio dos Sinos, no Estado e no Brasil. Os Seminários do Pró-Sinos contarão com especialistas renomados e que estão envolvidos nos principais projetos de saneamento básico e de educação ambiental nos âmbitos regional, estadual e nacional.

• Venha conhecer os principais projetos em andamento na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, com a participação dos principais atores envolvidos. Os Seminários do Pró-Sinos possibilitarão uma visão abrangente das políticas públicas de saneamento básico e ambiental, da legislação ambiental, dos projetos, programas e ações que estão transformando a difícil e crítica realidade regional, estadual e brasileira em termos de usos da água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.

• Participe e contribua na avaliação e no replanejamento das ações e projetos vinculados ao Pró-Sinos e aos Coletivos Educadores nos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.


PROGRAMAÇÃO

Seminário Pró-Sinos de Saneamento Básico (Terça-feira, 09 de novembro)

Manhã:

8h30min: Abertura Oficial – Ary José Vanazzi (Prefeito de São Leopoldo e Presidente do Pró-Sinos), Tarcísio Zimmermann (Prefeito de Novo Hamnurgo e vice-presidente do Pró-Sinos) representantes do Ministério das Cidades, Agência Nacional de Águas, Comitesinos, Grupo Editorial Sinos e Universidade Feevale.

9h30min: Recursos Hídricos: demanda x disponibilidade: o quadro atual das condições ambientais da Bacia do Rio dos Sinos

Mesa: Representante da Agência Nacional de Águas (ANA), Representante do Ministério do Meio Ambiente - SRHAU/Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Representante das Consultorias do Plano de Bacia do Rio dos Sinos – “Plano Sinos”

Coordenação: Prof. Dr. Roberto Naime, do PPG em Qualidade Ambiental - Universidade Feevale.


10h35min – Intervalo

10h50min Políticas Públicas para Água e Esgoto: realidade atual e projetos para o futuro: projetando a universalização do saneamento básico

Mesa: Representante da Assemae, representantes da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo e Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento.

Coordenação: Engº Francisco Antônio Costa de Oliveira, diretor técnico - Pró-Sinos.
Tarde:

13h30min: A Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos: realidade e perspectivas

Mesa: Representantes do Ministério Meio Ambiente e das Cidades, Key Associados, Universidade Feevale e Pró-Sinos (engº Luiz Antônio Castro)

Coordenação: Engº Luis Antônio Castro dos Santos, diretor técnico – Pró-Sinos

15h40min – Intervalo

16h Painel de encerramento:

• Panorama dos resíduos sólidos no Brasil e no Vale dos Sinos – por Marcus Vinicius Godecke, mestre em economia do desenvolvimento,

• Panorama da Gestão de Resíduos Sólidos Industriais no Vale do Sinos por Elisângela Weber, consultora ambiental e mestranda na Feevale,

• Influência da Questão de Resíduos Sólidos na Qualidade de Água por Carlos Augusto Nascimento, engº da COMUSA, funcionário da CORSAN/Taquara, consultor ambiental, professor da Feevale e da Faccat, doutorando em Qualidade Ambiental na Feevale.

Coordenação: Prof. Julio Dorneles, especialista em administração pública e diretor-executivo do Pró-Sinos

Mediador e sistematizador: Prof. Dr. Roberto Naime, PPG em Qualidade Ambiental da Feevale

Nenhum comentário: