domingo, 19 de dezembro de 2010

Pró-Sinos realizará Assembléia Geral para eleição de Diretoria

Na próxima terça-feira, dia 21 de dezembro, o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos - Pró-Sinos realizará a Assembléia Geral para eleição de seu presidente, diretoria e conselho fiscal para o biênio 2011-2012. A Assembléia ocorrerá no auditório da ACIS-SL (rua José Bonifácio, 204, 11º andar - Centro de São Leopoldo). Somente os prefeitos consorciados ao Pró-Sinos poderão votar. Na ocasião serão formalizados dois novos convênios anunciados pelo prefeito Ary José Vanazzi, atual presidente do Consórcio:

· Convênio entre o Pró-Sinos e a Fundação Banco do Brasil - FBB, em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com valor de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) para implantação da "Usina Regional de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil Pró-Sinos";

· Convênio de Cooperação técnica e científica entre o Pró-Sinos e a Universidade Feevale com vista ao desenvolvimento de estudos e pesquisas em nível de Pós-Graduação no âmbito de atuação do Pró-Sinos e de seus planos, projetos, programas e ações voltadas ao saneamento básico e ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
O presidente do Pró-Sinos, prefeito Ary Vanazzi considerou como extremamente positivos os convênios que estão sendo firmados neste final de ano. "Esses convênios vêm a se somar ao 4,7 milhões de reais que aprovamos no PAC 2 para os Planos Municipais de Saneamento a serem realizados pelo Pró-Sinos em 2011. Além disso, o Governo Federal já aprovou mais de 700 milhões de reais em obras e serviços para os municípios da Bacia do Sinos em projetos do PAC 1 e PAC 2.", destacou o presidente.

Os benefícios

Destaca-se a amplitude dos convênios que estão sendo firmados para os municípios consorciados ao Pró-Sinos. A Usina Regional de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil trará uma contribuição econômica, social e ambiental com amplos benefícios para a região que sofre com a disposição irregular de entulhos e de resíduos da construção civil. Com ela, resíduos que se tornavam um problema para o meio ambiente serão reciclados e reintroduzidos na forma de agregados no processo produtivo da construção civil, reduzindo, com isso o impacto ambiental da extração desses produtos do meio natural. A Usina possibilitará também a ampliação de projetos sociais como a Escola de Trabalhadores da Construção Civil que vem sendo desenvolvida pelo SINDUSCON (Sindicato da Construção Civil) em parceria com os governos locais e outras entidades afins.

O convênio com a Universidade Feevale vem ampliar o leque de parceiros institucionais do Consórcio Pró-Sinos e apoiar os planos, projeto, programas e ações que vêm sendo desenvolvidos pelo consórcio desde sua fundação em agosto de 2007. O Consórcio Pró-Sinos e a Universidade Feevale já trabalham juntos em projeto que irá monitorar as condições ambientais da Bacia do Sinos e que se propõe também a reforçar as estruturas de fiscalização (inclusive dos órgãos estaduais como a FEPAM, a SEMA, a Delegacia Especializada Ambiental da Polícia Civil e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar. "Com essas ações concretas, reafirmamos o verdadeiro pacto pela recuperação ambiental da Bacia do Sinos firmado pelos prefeitos que protagonizaram a criação do primeiro consórcio público de saneamento básico do Brasil", afirmou Julio Dorneles, diretor executivo do Pró-Sinos.

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...