terça-feira, 30 de agosto de 2011

MP RS lança projeto-piloto com municípios do Pró-Sinos como modelos


Porto Alegre/São Leopoldo, 30/08/2011, JD


Na tarde de segunda-feira, dia 29 de agosto, representantes do Consórcio Pró-Sinos e de quatro municípios que integram a entidade participaram de reuniões de trabalho na Sede do Ministério Público Estadual (MP RS) – Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente/CAOMA –, em Porto Alegre (RS), que serviram para firmar a parceria entre o Pró-Sinos e o MP RS no Projeto RESsanear (RES=Resíduos, Sanear=Saneamento). Neste projeto, que objetiva promover ações de saneamento e o atendimento das exigências da lei federal nº 11.445/2007 e da lei federal nº 12.305/2010 (Políticas Nacionais de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos, respectivamente), os municípios de Cachoeirinha, Campo Bom, Dois Irmãos e São Leopoldo, todos integrantes do Pró-Sinos, servirão de modelos para a reaplicação de ações da Política Nacional de Saneamento Básico em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Participaram das reuniões de trabalho do RESsanear: Faisal Karam (Prefeito Municipal de Campo Bom), Miguel Schwengber (Prefeito Municipal de Dois Irmãos), Julio Dorneles (Diretor executivo do Pró-Sinos), Dr. Daniel Martini (Promotor de Justiça, Promotor regional das Bacias do Sinos e Gravataí), Dra. Marta Leiria Leal Pacheco (Procuradora de Justiça, Coordenadora do CAOMA), Dra. Josiane Superti Brasil Camejo (Promotora de Justiça, Coordenadora do CAOURB), Têmis Limberger (Procuradora de Justiça, Coordenadora CAOConsumidor), Maurício Prass (Assessor técnico do Pró-Sinos), Joel Garcia (Diretor da SELIMP São Leopoldo), David Cafrune (Secretário de Meio Ambiente de Cachoeirinha), Delmira Sandra Carvalho (SEMA Cachoeirinha), Darci Zanini (Secretário de Meio Ambiente de São Leopoldo), Gisela Maria de Souza (Secretária de Meio Ambiente de Campo Bom), Milena Martorelli (Secretária de Planejamento e Habitação de Dois Irmãos) e Paulo José Schmidt Brachtvogel (Secretário de Administração de Dois Irmãos).

Os municípios do Pró-Sinos serão referências nas seguintes políticas:

Cachoeirinha: Redução de embalagens

Campo Bom: Logística reversa

Dois Irmãos: Plano Municipal de Saneamento Básico

São Leopoldo: Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Nesta próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, os prefeitos Luiz Vicente Pires (Cachoeirinha), Faisal Karam (Campo Bom), Miguel Schwengber (Dois Irmãos) e Ary Vanazzi (São Leopoldo, presidente do Pró-Sinos) ratificarão os termos de cooperação técnica entre os entes municipais e o MPRS, com o acompanhamento dos técnicos do Consórcio Pró-Sinos, em Seminário Estadual do Projeto RESsanear. Este seminário será promovido pelo MPRS em parceria com a FAMURS (Federação das Associações dos Municípios) no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede deste Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80, 3º andar, em Porto Alegre/RS).


Fotos: Assessoria de imprensa MPRS/CAOMA.

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...