segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SANEAMENTO TRAZ SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO

 
Em recente Workshop do Comefc - Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão, o sócio-fundador da OxyGreen, Julio Dorneles esteve em São Luís (Maranhão) falando para prefeitas, prefeitos e técnicos do consórcio sobre a importância dos Planos Municipais de Saneamento e dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o desenvolvimento dos municípios.
21 municípios maranhenses já se uniram para enfrentar os baixos índices de desenvolvimento humano desse estado brasileiro. Repetindo o dilema brasileiro de gerar grandes volumes de riquezas agrícolas, naturais e minerais, mas de apresentar grandes desigualdades sociais e econômicas, os municípios e o Estado do Maranhão buscam caminhos alternativos de desenvolvimento e estão focados em melhorar a gestão pública.
No último dia 7 de novembro, Julio Dorneles apresentou as práticas desenvolvidas no Estado do Rio Grande do Sul pela FAMURS, Secretaria de Habitação e Saneamento,Corsan Oficial e Consórcio Pró-Sinos, que possibilitaram a concretização de planos municipais e regionais de saneamento e resíduos sólidos. Essas ações garantiram recursos de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - Saneamento do Governo Federal no Estado do RS superiores a 4 bilhões de reais. Além disso, a constante busca da profissionalização da administração pública e da qualificação dos gestores foi amplamente abordada na oficina promovida pelo Comefc.
Um dos caminhos indispensáveis à superação dos desafios está, sem dúvidas, na gestão associada e na cooperação interfederativa. O que já está em andamento com os municípios que integram o consórcio maranhense.

Nenhum comentário: