sábado, 14 de julho de 2007

A estratégia dos Ursos

TUDO TEM O SEU TEMPO

Tempo, tempo, tempo Mano velho... diz a letra da música...
Pois nossa relação com o tempo (deus Chronos na Grécia Antiga) é algo essencial para termos uma vida melhor. É preciso saber lidar com o tempo.
Tempo de colher... tempo de espalhar... tempo de paz... tempo de lutar... está na Bíblia Hebraica e Cristã, no livro de Eclesiastes: "Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu..." (Ecl 3:1 - Bíblia dos Capuchinhos).
Vou sugerir uma leitura obrigatória para quem quer planejar (replanejar) sua vida em relação ao tempo: A ESTRATÉGIA DOS URSOS - de Lothar Seiwert, tradução de Elisa Schreiner, publicado recentemente no Brasil pela Editora Cultrix de São Paulo (2007), 135 páginas. É possível lê-lo em 2 horinhas.
Um trecho: "Planeje o seu dia! Planeje seu dia na noite anterior, assim você mantém sua calma de urso. Divida o seu tempo de maneira inteligente, e você poderá utilizá-lo para as coisas que são importantes para você. Sua vida vai se equilibrar. Cinco minutos diários de planejamento - você ganha uma hora com isso. Mantenha os pés no chão: comprometa-se a fazer no dia seguinte somente aquilo que você realmente consegue fazer."

Boa leitura!

Um comentário:

Marcelo Nähr disse...

Recentemente em uma aula com um tenente da Brigada Militar falamos sobre planejamento. Claro que foi sobre planejamento de ações táticas, contenção de conflitos e disturbios, mas refletimos sobre todo o planejar. Nossa vida se faz mais fácil e acertada se a planejamos. Como exemplo bem simples temos um banho. Não é mister planejar nosso banho? Que roupa vou por depois, que toalha usarei, tenho sabonete e shampoo? Onde estão eles?

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...