domingo, 9 de janeiro de 2011

Coletivo Educador de Novo Hamburgo reuniu 29 mil assinaturas pelo Sinos

Abaixo-assinado promovido pelo CE NH com apoio do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PRÓ-SINOS/FNMA/MMA


Um pedido de socorro para o meio ambiente feito por 29 mil pessoas. Este é o total de assinaturas coletadas em um abaixo-assinado da comunidade de Novo Hamburgo, em processo de educação ambiental coordenado pelo Coletivo Educador local que integra o Programa de Educação Ambiental do Pró-Sinos, com apoio institucional do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A solicitação, feita em grande parte por estudantes das três redes de ensino da cidade, que mobilizaram o restante da comunidade para aderir à solicitação, é de que os órgãos competentes fiscalizem melhor o uso e a exploração dos recursos naturais, principalmente sobre o Rio dos Sinos.


A ação contou com a participação intensa das Secretarias do Meio Ambiente e de Educação de Novo Hamburgo, em um movimento que envolveu diversas entidades e milhares de alunos e educadores da Rede de Ensino desta importante cidade do Vale do Rio dos Sinos.


Na coordenação do movimento pelas assinaturas estavam a coordenadora do Projeto Peixe Dourado, Jandira Genehr, e a bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Solange Manica.


De acordo com Solange, todas as assinaturas foram coletadas no dia 26 de maio de 2010, quando foi realizado o Dia do Desafio no município de Novo Hamburgo. “O que a comunidade espera é que haja uma fiscalização mais intensa sobre a extração de areia, o corte de madeira ciliar, a pesca predatória com redes, a ocupação das áreas de banhado, extração da água por parte dos arrozeiros e o lançamento indevido de efluentes no Rio”, explica.



Foto: Abaixo-assinado mobilizou os alunos da educação infantil, na fotografia constam as digitais das crianças que subscreveram o documento. (Divulgação Pró-Sinos).

O Consórcio Pró-Sinos desenvolve, desde 2008, com apoio institucional e financeiro do FNMA/MMA, o Programa de Educação Ambiental voltado à recuperação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Cidadãos individualmente, empresas, ONGs e instituições afins podem participar e integrar as ações do Pró-Sinos em educação ambiental. Para isso basta manifestar seu interesse e subscrever adesão ao Programa de Educação Ambiental do Pró-Sinos. Contate o Consórcio pelo e-mail: consorcioprosinos@hotmail.com ou ligue para 51 3575.3325.


O Consórcio Pró-Sinos também está desenvolvendo um amplo projeto de Monitoramento e reforço das estruturas de fiscalização da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, caso você ou sua entidade queiram contribuir para o projeto contate a assessoria técnica do Pró-Sinos pelos mesmos canais de comunicação.

Outras informações: www.portalprosinos.com.br

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...