domingo, 20 de março de 2011

Cachoeirinha assina termo de adesão ao Pró-Sinos

Cachoeirinha é o 23º município a compor o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). O ato de assinatura do termo de adesão aconteceu durante a assembleia do consórcio, realizada hoje pela manhã (16), na sede da Acis, em São Leopoldo.

O presidente do Pró-Sinos, prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, destacou a importância do novo integrante. "A maior parte da população de Cachoeirinha está concentrada na Bacia do Gravataí e agora está aderindo ao Pró-Sinos. Seu ingresso é estratégico para o consórcio", afirmou. Vanazzi enfatizou que a idéia dos municípios de agir de forma conjunta, com ações integradas na bacia, fez com que o governo federal olhasse os municípios da região de uma outra forma. "Somos o primeiro consórcio reconhecido em Brasília, que foi construído pelas prefeituras em 2007, a partir da mortandade de peixes. Hoje temos mais de R$ 700 milhões do PAC 2 para municípios consorciados", frisou. O prefeito ressaltou ainda que o Pró-Sinos é o único consórcio com três planos em andamento e com R$ 4,7 milhões disponibilizados pelo governo federal para a elaboração dos planos municipais de saneamento.

O vice-prefeito de Cachoeirinha, Gilso Nunes, salientou que o consórcio é um empreendimento inovador, que reúne forças para conseguir recursos no âmbito estadual e federal. "Ficamos orgulhosos de ingressar no consórcio e esperamos dar nossa contribuição", disse. A procuradora-geral do município Loreny Bitencourt mencionou a importância de se integrar no Pró-Sinos, pois entende que a região metropolintana é uma só e os problemas se transferem de um município para outro e se refletem em toda a região. "Buscamos nos integrar como cidade e força política para encaminharmos todas as questões em conjunto para buscarmos recursos suficientes para resolver os problemas de saneamento", falou. A adesão deverá ser aprovada pela Câmara de Vereadores de Cachoeirinha.

Além dos prefeitos que integram o Consórcio, estiveram presentes representantes dos municípios Canela e Capela de Santana, que também devem integrar o grupo, secretários municipais e técnicos de diversas prefeituras, entre outras autoridades.

Dia do Rio dos Sinos e Dia Mundial da Água

As autoridades também convidaram para o evento em comemoração ao Dia do Rio e Dia da Água "Abrace o Rio, Abrace a Vida", organizado pelo Pró-Sinos, que acontecerá dia 22 de março, em frente à Câmara de Vereadores de São Leopoldo, na rua Independência, 66.

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...