terça-feira, 24 de maio de 2011

Experiência do Pró-Sinos na Assemae

Informe Pró-Sinos

Pró-Sinos na 41ª. Assembleia da Assemae

Temática dos Consórcios Públicos domina o segundo dia



A 41ª. Assembleia da ASSEMAE entrou no segundo dia com o tema dos “Consórcios Públicos” dominando a pauta. As mesas-redondas abordaram os seguintes temas: “ Consórcios Públicos e a Cooperação Interfederativa”, “ Consórcios Públicos e Regulação” e “As Experiências dos Consórcios Públicos”. Nesta, o diretor executivo do Pró-Sinos, Julio Dorneles, representando o presidente do Consórcio, o prefeito Ary Vanazzi, apresentou a experiências do Pró-Sinos em mesa que contou com a participação do Gerente do CONGIAC (Consórcio da Catalunha/Espanha), Joan Gaya.

Experiência do Pró-Sinos

A apresentação de Julio Dorneles destacou as realizações do Consórcio Pró-Sinos que, em menos de quatro anos de existência já captou mais de 10 milhões de reais em ações de saneamento básico e ambiental na região do Vale do Sinos, bem como auxiliou na articulação política para aprovação de investimentos federais em saneamento na Bacia do Sinos. “Em menos de quatro anos, o Pró-Sinos auxiliou os municípios na captação de recursos para tratamento de água, de esgoto e outras ações em saneamento. Somente no PAC já aprovamos mais de um bilhão de reais para a região”, referiu Dorneles. A experiência do Pró-Sinos tem assegurado ações permanentes do Programa de Educação Ambiental, os Planos de Bacia, Resíduos e Saneamento, os quais são pré-condição para o recebimento de recursos federais em saneamento, e novos projetos como o da Usina Regional de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. Segundo Dorneles, “além da assessoria prestada aos municípios pelo Consórcio, a Usina será um serviço efetivo que beneficiará não somente os municípios, mas empresas, trabalhadores, comunidades e o próprio meio ambiente, com a redução do impacto ambiental e a reciclagem dos materiais destinados à construção civil”.

O presidente do Pró-Sinos, prefeito Ary Vanazzi, priorizou a sua agenda na cidade de São Leopoldo, não comparecendo assim à Assembleia da Assemae, que segue em Campinas/SP até sexta-feira, dia 27.


foto: Júlia Marques Martins (WS)

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...