segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pró-Sinos na 41a Assembleia da Assemae

foto: Julia Marques Martins (WS)

O Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos - Pró-Sinos iniciou sua participação na 41a. Assembleia da Associação Nacional dos Serviços de Saneamento (Assemae) que ocorre até o próximo dia 27 de maio, em Campinas/SP, com o tema "O desafio da Cooperação Interfederativa entre União, Estados e Municípios". Pela primeira vez na história da Assemae, o Pró-Sinos participa com estande oficial no evento e aguarda pela presença de seu presidente, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que nesta terça-feira, dia 24, falará sobre o tema do evento e a experiência pioneira do Consórcio Pró-Sinos no Brasil.

Milhares de participantes e expositores participam do evento e terão acesso ao estande do Pró-Sinos. Nele, o Pró-Sinos disponibilizará material impresso que divulga as ações, projetos e programas desenvolvidos pelo consórcio na região do Vale do Rio dos Sinos. Além disso, o estande do Pró-Sinos divulga quatro vídeos institucionais voltados à educação ambiental, resíduos sólidos, saneamento básico e gestão asssociada. Ao mesmo tempo, os vídeos divulgam os municípios da região do Vale do Sinos, depoimentos de lideranças locais e regionais, dos prefeitos e de seus municípios em seus aspectos naturais e culturais.

No Brasil, 80% dos municípios com menos de 30 mil habitantes não possuem estruturas institucionais nem recursos financeiros para organizar uma gestão sustentável dos serviços de saneamento básico. Esse grande desafio regional, estadual e nacional estará em debate durante todo o evento. Uma das alternativas de cooperação interfederativa que vem sendo aplicada com sucesso é justamente os chamados "consórcios públicos interfederativos" como o Pró-Sinos, que já reúne 25 dos 32 municípios da Bacia do Rio dos Sinos, com uma população abrangida que se aproxima de 2 milhões de habitantes.

Diariamente, durante a 41a. Assembleia Nacional da Assemae, o Pró-Sinos divulgará informações relevantes sobre o evento e sua temática. Acompanhe tudo pelo sítio do Pró-Sinos na internet e participe do Blog do Pró-Sinos - http://www.consorcioprosinos.com.br/

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...