domingo, 6 de fevereiro de 2011

Boletim especial da METSUL Meteorologia

CHUVA DESTE DOMINGO EM SÃO LEOPOLDO É UMA DAS MAIS INTENSAS DAS ÚLTIMAS DÉCADAS NA CIDADE



“Dilúvio” na cidade do Vale do Sinos trouxe volume equivalente à quase 10% da média do ano inteiro de chuva na cidade de Porto Alegre em menos de seis horas


Quanto choveu ? A estação da MetSul Meteorologia, localizada em sua sede no Morro do Espelho, em São Leopoldo, indicou entre o começo da chuva no início da manhã e 10 horas um volume de 70,2 milímetros. Seguiu chovendo muito após a medição da manhã e a leitura das 16 horas indicou mais 56,5 milímetros, totalizando 126,7 milímetros. Quase todo este volume ocorreu apenas durante a manhã, em intervalo de apenas cinco horas. Em outras estações operadas pela MetSul Meteorologia em São Leopoldo, integrantes do sistema de vigilância meteorológica que funcionada em parceria com o Semae e a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, os volumes até 16 horas foram de 129,6 milímetros (o maior anotado no perímetro urbano) no bairro Santa Teresa (sul da cidade); 120,0 no Jardim América; 103,3 no Parque Imperatriz; e 78,5 no bairro Jardim das Acácias. Também até 16 horas, estação meteorológica automática particular localizada no bairro Padre Réus acusou um volume de 119,9 milímetros.


O volume registrado equivale a quanto ? A chuva em São Leopoldo é considerada pela MetSul uma das mais extremas em curto período das últimas décadas. Em 29 de julho de 1995, a estação da MetSul no Morro do Espelho registrou 117,1 milímetros, volume que é inferior ao apurado neste domingo em questão de apenas seis horas. Chuva extrema de verão na Grande Porto Alegre comparável a de hoje em São Leopoldo ocorreu na Capital e Canoas na madrugada do Natal de 1997. Na ocasião, a estação operada à época pela MetSul no campus da Ulbra, em Canoas, indicou 129,6 milímetros em menos de doze horas, ironicamente o mesmo valor máximo de chuva apurado neste domingo em São Leopoldo. Para se ter uma idéia, o volume em menos de seis horas neste domingo em São Leopoldo é maior do que a média histórica de fevereiro da estação do Morro do Espelho, na zona Leste da cidade, de 98,5 milímetros. Choveu, assim, 131% da média mensal em questão de cinco horas. O alto acumulado de 129,6 milímetros em menos de seis horas na estação da MetSul no bairro Jardim América equivale a quase 10% da média histórica de chuva do ano inteiro na cidade de Porto Alegre (1347,4 milímetros) e representou 44% de toda chuva ocorrida em 48 horas na estação de Nova Friburgo (296 milímetros), a que anotou os maiores acumulados de precipitação na Região Serrana do Rio de Janeiro na tragédia de janeiro.


Por que choveu tanto ? A Grande Porto Alegre estava sob influência de uma massa de ar quente e muito úmida. Em parte da Capital, a temperatura oscilou durante a madrugada inteira do domingo entre 27ºC e 28ºC. No começo da manhã, uma frente fria de escassa atividade que avançava pela costa induziu a formação de nuvens carregadas sobre a área metropolitana. O ar mais seco e ameno que estava na retaguarda da frente encontrou o ar bastante quente e de umidade elevada na Grande Porto Alegre, gerando a chuva intensa localizada. Imagens de satélite em alta resolução mostram que a nuvem mais carregada se localizou sobre São Leopoldo e região do Vale do Sinos, permanecendo quase parada na área, o que acabou por gerar a precipitação extrema. O contraste de temperatura entre as massas de ar que atuavam na região antes e após a chuvarada se evidencia pelos registros da estação da MetSul na Avenida Sertório, em Porto Alegre, onde às 16h49 do sábado foi registrada uma máxima de 37,4ºC e 24 horas depois, no mesmo horário, os termômetros indicavam 30,4ºC, logo 7ºC a menos e ainda com vento do quadrante Sul.


Havia alerta da Meteorologia ? A MetSul Meteorologia alertava para o risco de ocorrer chuva forte na Grande Porto Alegre neste domingo, destacando que as precipitações de novo deveriam ser localizadas na região, ocorrendo já entre a madrugada e o período da manhã, diferentemente do que ocorre normalmente nesta época do ano, quando a chuva tende a ser registrada da tarde para a noite.

Pode voltar a chover forte na região ? A MetSul alerta que a atmosfera ainda vai seguir instável na Capital e Grande Porto Alegre no decorrer da semana. Nesta segunda-feira, o sol aparece com nuvens com períodos de maior nebulosidade, contudo diminuirá o risco de chuva intensa, apesar de não ser possível descartar que pontos muito isolados possam registrar pancadas ocasionalmente fortes. Na terça e na quarta-feira deve aumentar muito a instabilidade novamente com a atuação de uma frente fria e de centro de baixa pressão, o que vai deixar o céu com mais nuvens na Capital e área metropolitana com chance de chuva a qualquer hora do dia. Pancadas de chuva ocasionalmente fortes a torrenciais de caráter localizado não podem ser descartadas neste período de 48 horas, especialmente na quarta.



Boletim sob responsabilidade técnica do meteorologista Eugenio Hackbart com pesquisa histórica de Alexandre Aguiar

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...