quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Um sonho histórico se torna realidade

Pró-Sinos inaugura central de monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos


O presidente do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, inaugurou a central de monitoramento da bacia. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17 de fevereiro, na sede do consórcio, onde está instalada a central.


O presidente destacou que é uma revolução o que o consórcio está fazendo ao longo dos anos. Para Vanazzi, a primeira grande vitória foi a união das prefeituras e a segunda, a constituição da sede, dos planos de bacia, de resíduos sólidos e de educação ambiental, tudo a partir da mortandade de 2006. “Evidentemente, hoje é o primeiro passo para o monitoramento do rio para podermos atuar de forma mais rápida. São informações estratégicas para a produção agrícola, abastecimento de água e para a prevenção de catástrofes”, salientou. Ary Vanazzi ainda destacou que os municípios têm obras para melhorar o saneamento e estão empenhados na busca de recursos para preservar o rio dos Sinos, “a sua vida e a sua água”.

A central monitora dados meteorológicos, qualidade da água, nível e vazão do rio. Os dados são enviados pelo Semae, Corsan (dos municípios de Campo Bom, Santa Antônio da Patrulha, Esteio, Rolante, Três Coroas, Taquara) e MetSul.

Acompanharam o ato representantes de diversos municípios consorciados, o diretor-geral da MetSul Meteorologia, professor Eugênio Hackbart, a diretora-geral em exercício do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Angelita da Rosa, o diretor-geral dos Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo (Comusa), Mozar Artur Dietrich, o promotor de Justiça Daniel Martini, o diretor-executivo do Pró-Sinos, Julio Dorneles, a equipe técnica do Pró-Sinos, entre outras autoridades.

As informações estão disponíveis para a sociedade no portal do Pró-Sinos: www.portalprosinos.com.br/servidor.



Vanessa de Souza Bueno
Jornalista
MTb. 11.299
Crédito das fotos: Charles Dias
Assessoria de Comunicação e Marketing
Serviço Municipal de Água e Esgotos - Semae
São Leopoldo RS


(51) 3579 6104/ (51) 9154 0540
www.semae.rs.gov.br

Nenhum comentário:

A cara no fogo

Julio Dorneles*, 29 março/22 Disse Maquiavel em uma passagem de O Príncipe: “Os homens são tão simplórios e obedientes às necessidades imedi...